Ritmo e dança verde e amarelos se realizam nas cores do Samba

Category: , ,


O samba no Brasil é tido como a música propriamente brasileira, com instrumentação e composição própria da característica do povo. No entanto, é um gênero musical, da qual deriva um tipo de dança de origem africana. É considerado uma das principais manifestações culturais populares, se tornando em símbolo de identidade cultural brasileira.
Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que migraram da Bahia e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca.

Apesar do samba existir em todo o país, especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo, sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero é uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde de fato nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro que a dança praticada pelos escravos baianos migrados entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular e criando o samba carioca urbano e carnavalesco.

Comments (0)

Postar um comentário