Parte 5 - Feijoada: Prato de origem africana faz parte do elenco das estrelas da culinária brasileira

Category: , , ,

Popularmente dizem que a Feijoada é uma das heranças deixada pelos escravos. No século XIX, durante a escravidão no país, os escravos trabalhavam braçalmente para os senhores feudais, do engenho e das minas de pedras preciosas e moravam em senzalas em péssimas condições de sobrevivência, onde a alimentação era escassa e provia, na maioria das vezes, de cereais como a farinha de mandioca, o fubá o feijão preto.


Devido à falta de variedade na alimentação, os escravos cozinhavam o feijão preto com água e sal e adicionavam as partes da carne de porco que eram dispensadas pelos patrões, deixando a refeição um pouco mais incrementada e comiam este cozido com farinha.

Porém alguns historiadores dizem que a real origem desta iguaria culinária é européia, pois neste mesmo período vários países da Europa já utilizavam outros tipos de feijão nas suas refeições e os portugueses faziam um cozido com diversos legumes, lingüiça, vários tipos de carne e feijão fradinho, refeição muito parecida com a feijoada.

Acredita-se então que esta receita foi trazida para o Brasil pelos portugueses e teve sua receita adaptada com a substituição do feijão fradinho pelo feijão preto, este que não era apreciado pela cultura européia e recebeu o nome de Feijoada.

No Brasil, quarta-feira e sábado são dias de feijoada. Esta tradição segue até hoje e uma possível explicação para ela se dá pelo fato de o prato ter se popularizado no Rio de Janeiro e os hotéis cariocas terem fixado o alimento no cardápio nestes respectivos dias.

Comments (0)

Postar um comentário