Parte 4 - Temperando a gastronomia, pimenta marca presença ao nível de patrimônio cultural

Category: , ,


PIMENTA

Com uma riqueza de fauna superior a de outros países, o Brasil está relacionado como um dos maiores produtores de pimenta do mundo. Destacando-se não somente pelo perfil produtivo, mas, também pelo uso cotidiano em pratos regionais.

Contudo, o uso e promoção das pimentas na culinária brasileira se deram com maior expansão após a chegada dos negros cativos, por volta do século XVII, anteriormente o Brasil como colônia extrativista se ocupava basicamente da exportação dos vegetais que de certa forma não tinha seu valor gastronômico apreciado por boa parte dos brasileiros.

Graças aos costumes alimentícios dos negros e a necessidade de adaptar os novos recursos alimentares ao paladar que se assemelhassem ao de suas terras nativas, os negros cativos passaram a usufruir de toda riqueza de condimentos que o Brasil dispunha, inclusive, podemos verificar algumas espécies de pimentas nativas da África, que segundo alguns historiadores afirmam foram trazidas por senhores comerciantes de escravos.

A culinária nordestina, que mantém traços fortes da influência africana na comida brasileira é um exemplo de como o uso das pimentas são amplamente diversificados, seja como molho, tempero e até mesmo na decoração de pratos.

Comments (0)

Postar um comentário